Escola Bíblica Dominical
MATERNAL – 2 a 3 anos
Informações gerais para classes de crianças com esta idade
A – CORPO:
1-Energia: Come muito, dorme muito e cresce muito. Isto gera muita energia, que deve ser despendida.
2-Atividade: Está se desenvolvendo com muita rapidez e necessita de se mexer. A maior parte da sua aprendizagem nesta idade será feita através de correr, saltar, atirar, olhar, etc...
3-Desenvolvimento físico: Está desenvolvendo os músculos maiores (dos braços, pernas, etc...) e ainda não estabeleceram os reflexos mais delicados: por isso os músculos mais finos não desenvolveram bastante. Eis a razão porque só poderá rabiscar e não sabe pintar dentro de um desenho, seguindo as linhas, obedecendo ao contorno. Anda cada vez com maior segurança.
4-Cansaço: Despende rapidamente sua energia e cansa, devido ao muito movimento. Faz tudo com todo o seu ser. Reage, também, mais depressa que um adulto.
5-Sistema nervoso: O sistema nervoso da criança desta idade reage a todas as impressões que recebem, com o resultado que aprende mais através das emoções do que pelos processos da mente.
B – MENTE:
1-Concentração curta mas intensa: Pode concentrar-se numa só idéia por vez, e focaliza uma imagem apenas. Não divide sua atenção. Não pode chorar e olhar uma vaca ao mesmo tempo. Sua atenção é governada por circunstâncias. Pode prestar atenção na mesma coisa só dois ou três minutos de cada vez.
2-Compreensão limitada: Entende mais do que muito adulto espera, mas esta na primeira fase do seu desenvolvimento mental. É somente o ensino bem simples e repetido que vai gostar e assimilar.
3-Vocabulário: Conhece uma 700 palavras e está sempre aprendendo palavras novas. Começa a falar com palavras soltas, mas logo vai formando frases simples. Mas não pode expressar tudo que aprendeu. Presta atenção a uma historia curta e, depois de ouvi-la varias vezes, lembra-se apenas de fatos. Se a historia é alterada, notará; porém não é capaz de repeti-la.
4-Memória curta: Necessita que os fatos sejam repetidos. Gosta de ouvir as historias muitas vezes, até conhece-las bem.
5-Descobridor: Esta descobrindo um mundo muito grande; seus horizontes vão se expandindo dia-a-dia. Conhece primeiro o mundo onde vive – mamãe, papai, os irmãozinhos, seu quarto, o lar. Vai descobrindo, também a si mesmo.
C – EMOÇÕES:
1-Reage ao clima emotivo: É sensível a emoção da mãe ou de outros com quem vive; aprende os medos dos outros.
2-Procura novas sensações: Aprende diariamente e procura experimentar coisas novas para ter sensações novas – táteis (Procura pegar tudo), gustativas (coloca tudo na boca), visuais, etc...
3-Não tem inibições: Não aprendeu ainda a dissimular. Quando está zangado mostra-o; e quando está interessado também.
4-Muito sensível: Por ter passado grande parte da sua vida no berço, sente-se tenso e inseguro ao estar junto de muita gente. Se uma criança chora, todas choram.
5-Assusta-se facilmente: As novas sensações que procura podem acabar assustando-a, ser separado da mãe e assustador. Será que ela volta? Sente-se seguro só com aquilo que lhe é familiar. Tem medo da escuridão, ruído forte, estar sozinho, pessoas estranhas, alturas.
6-Confiante: Deposita toda sua confiança nos que lhe são familiares. Acredita em tudo que lhe é dito, mas aos poucos descobre quando é enganado e vai perdendo esta confiança.
D – Vontade:
Descobre que pode tomar decisões próprias que é um individuo. Está idade é caracterizada pelo “não”, tanto da parte do adulto que lida com a criança, como da parte da criança. Nossa atitude deve ser vigiada para não provocar revoltas desnecessárias. Devemos criar oportunidades para ela tomar decisões e fazer escolhas, para que vá desenvolvendo a vontade e o valor próprio. É importante a disciplina correta, sabendo quando a criança deve se submeter e porque. Disciplina acertada nesta idade poupa inúmeros problemas posteriores. É nesta idade que o castigo corporal dá mais efeito (aplicado com a mão simplesmente). Um castigo leve nesta idade tem maior efeito do que um castigo bem mais severo mas idades posteriores. Não é recomendável ao professor aplicar castigo físico. Se mantivermos as crianças positivamente interessadas não teremos necessidade de disciplina negativa.
E – Relações Sociais:
1-Egoísta: Ainda não sabe brincar bem com outras crianças, prefere brincar sozinho. Gosta, porém, de ter alguém por perto, mesmo que não pareça prestar atenção nela. (é só se afastar e virar prontamente a sua procura).
2-Simpática: Procura carinho dos outros, necessita mesmo deste carinho, o que nos valeremos para ensinar-lhe a cooperar e compartilhar com os outros.
F – Espírito - Idade da inocência:
Todos nascem com uma natureza pecaminosa, mas, mesmo assim, acreditamos que as crianças desta idade estão na idade da inocência. Não tendo chegado a uma compreensão da diferença entre o bem e o mal, não se acham sob a condenação. O Sangue de Cristo responde pela sua natureza pecaminosa. Bem depressa elas vão deixar a idade da inocência. A criança já nasceu com o impulso da procura de Deus. Fica muito interessada em tudo quanto falamos dEle se esta dentro da sua compreensão. A característica mais saliente desta idade é a imitação. A criança imita os adultos. Por isso, a base para suas atitudes espirituais será colocada durante esta idade através do exemplo dos com quem convive.
ORAÇÃO: Ainda que não compreenda bem, reagirá positivamente ao ensino da oração – orações curtas e simples, antes das refeições, sentada no colo da mamãe, antes de dormir, etc... (“Obrigado, Senhor Jesus, por que Tu me amas”, “muito obrigado pela comidinha”, etc...)
BIBLÍA: Na hora da criança tomar banho, ou em outro momento de paz e alegria para ela, a mãe ou o professor poderá repetir versículos bíblicos como “O Filho de Deus me amou” (Gl. 2:20), “... Todos pecaram” (Rm. 3:23), “O Senhor é meu Pastor” (Sl. 23:1), ou outros similares. Não se deve fazer qualquer esforço para a criança repetir o versículo, mas o responsável o repetirá diariamente. Numa hora quando menos se espera, a criança repetirá o versículo e a referência. Em nossa classe para criança nessa idade, devemos usar versículos curtos e básicos, repetindo-os durante um longo tempo. Estes ficarão na memória da criança para a vida toda.
DECISÃO PARA SALVACAO: Devemos apresentar o plano da salvação através de historias e versículos, fazendo-o bem simples e claro e repetindo-o vez após vez. Não devemos forçar uma decisão ou ter pressa quanto à sua decisão, mas deixemos a porta aberta. Descobriremos com espanto quantas crianças pequenas demonstrarão um verdadeiro de possuir a salvação. Deus mostrará qual a hora certa para cada individuo.
Resumo – A criança nesta idade é:
Fisicamente – ativa
Mentalmente – descobridora.
Emocionalmente – sensível.
Volitivamente – moldável.
Socialmente – tímida.
Espiritualmente – imitadora.
Observações gerais:
1-Sala adequada: Deve ser arejada e iluminada, de temperatura agradável, e com espaço para atividade. Será necessários sanitários, água filtrada, e o chão poderá ser forrado com tapete, carpete ou acolchoado de espuma.
2-Mobília: Tudo deve devem ser de acordo com o tamanho da criança, com quadros à altura de seus olhos, mesas e cadeiras apropriadas.
3-Clima emocional positivo: Visto que nesta idade a criança aprende muito através das emoções, devemos criar um ambiente de paz, ordem, beleza, sossego e atividade interessante.
4-Professores: A escolha de professores vocacionados para a classe maternal é de grande importância. A tonalidade de sua voz, seu carinho, vivacidade, etc... contribuirão para a criação do clima emocional. O professor deve fazer questão de chegar com antecedência para estar disponível na hora da chegada das crianças, recebendo e cumprimentando cada uma, chamando-a por nome.
5-Abundante material ilustrativo: O professor deve acumular e organizar seu material, que poderá ser usado ano após ano.
6-Ensino adequado: A criança desta idade deve assimilar os seguintes conceitos:
Deus fez tudo.
Deus nos ama muito, individualmente.
Ele nos dá tudo que temos.
É muito agradável conhecer a Deus.
Ele esta perto e podemos falar com ele.
A bíblia é um livro que deus nos deu: é um livro muito especial.
Por meio de Cristo podemos fazer parte da família de Deus.
Quando fazemos um erro, devemos logo falar com Deus, a respeito.
Ele tem um meio para resolver este problema.
7-Cânticos apropriados: Corinhos alegres e com gestos, que estejam de acordo com a lição.
8-HISTORIAS APROPRIADA: A criação do mundo, o nascimento de Moisés, o nascimento de Jesus, multiplicação dos pães, Zaqueu, morte e ressurreição de Jesus, enfatizando verdades positivas e não as negativas. A morte e ressurreição de Cristo devem formar uma só historia, mostrando logo que Ele triunfou sobre a morte.
9-Métodos de ensino: Cartazes, flanelografos, quadros, dramatizações, fantoches, brinquedos, animais vivos e de brinquedos, massinha, livros com muitas figuras e poucas palavras, desenhos muito simples, blocos de montar, quebra-cabeça simples.
Publicado por Kellen Ribeiro
Na igreja em que congrego, meu terceiro filho de 2 anos frequenta a sala da escola dominical de sua idade! As crianças são separadas por idade! A sala é bem ampla e bem decorada e está em conformidade com os princípios pedagógicos para a idade! Eu acho inadequado é a forma com as lições ou a aula é planejada! Depois do lanchinho as professoras chamam todas as crianças a sentarem no tapete para cantar corinhos à capela! Nós vivemos num mundo onde as crianças assistem até cinema em 3D, eu vejo uma inquietação, principalmente por parte dos meninos! As meninas em sua maioria até que conseguem obedecer esse comando, mas os meninos continuam com as suas atenções voltadas para os brinquedos! Eles não querem cantar! Eu acho que esse tipo de abordagem de ensino bíblico similar à escola tradicional está ficando aquém da realidade das crianças do século XXI. E logo penso: se eu mesma estou achando atividade chata, imagine ele que tem ainda menos resistência para obedecer um comando que não faz nenhum sentido ou que não traz nenhum atrativo!
ResponderExcluir