Obrigada pela visita

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ordem de Culto para Natal

Ordem do culto
Natal

Prelúdio

”DEUS ENVIARIA SEU FILHO!” - E o céu se encheu de alegria... COMO OS ANJOS
ALEGREMO-NOS TAMBÉM

Leitura bíblica alternada Lucas 2.8-14

Pastor – Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.

Todos – E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor.

Pastor – O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura.

Todos – Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial. Louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens de boa vontade.

Hino cc

Oração

... COMO OS ANJOS ADOREMOS TAMBÉM

Recitativo Isaías 9.2 e João 1.1-4

Dirigente – O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.

Todos – No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

Hino 104 - HCC ”Surgem anjos proclamando” Tradicional francesa, Séc. XVIII

1. Surgem anjos proclamando 2. Povos, tribos, celebrai-o!

Paz à terra e a Deus louvor. “Glória a Deus” também dizei.

Vão seus hinos ecoando Genuflexos, adorai-o,

Nas montanhas ao redor Ele é o Cristo, o Grande Rei.

“Glória, glória a Deus nas alturas!”

Momento de fidelidade (ofertório)

“Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria... Eis que conceberás e darás à luz um filho ao qual porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado “Filho do Altíssimo”... E o seu reino não terá fim”. Lucas 2.30,31,32,33

Momento de intercessão

Interlúdio Órgão

... COMO OS ANJOS – PROCLAMEMOS! Haja paz na terra , a começar em mim

Mensagem


Oração final

Bênção apostólica

Poslúdio

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

LEMBRACINHAS DIVERSAS


Como utilizar cânticos na E.B.D

Cânticos e músicas com as crianças



A- O valor da música no trabalho com criança:

1-A bíblia nos manda cantar louvores a Deus (Sl. 32: 2 e 3). E Jesus disse: “Da boca de pequeninos e crianças... tirastes perfeito louvor”. (Mt. 21:16)
2-Pelos cânticos as crianças aprendem a adorar a Deus.
3- Ensinamos verdades bíblicas através dos cânticos. As crianças podem esquecer-se das nossas palavras, mas lembrarão a letra do cântico.
4- Os cânticos atraem as crianças, criando um ambiente alegre; elas gostam de cantar.
5- As crianças participam ativamente na classe ao cantarem. Os cânticos com gestos proporcionam oportunidade para elas se movimentarem e despenderem energias.
6- Os cânticos bem escolhidos dão ênfase ao ensino da lição.
7- As crianças irão cantando por toda parte, levando a mensagem do evangelho aos pais e outros.


B- Como escolher os cânticos:

1- Os cânticos devem ser escolhidos com antecedência, tendo em mente os alvos da lição do dia.
2- Escolha hinos e cânticos que contenham uma real mensagem espiritual.
3- A letra do cântico não deve ser muito difícil para as crianças entenderem.
4- A musica deve ser apropriada para crianças.
5- Escolha cânticos que preparem o ambiente para a parte do programa que introduzem: oração, oferta, lição, apelo, etc...


C- Como ensinar um cântico novo:

1- Escreva a letra no quadro ou numa folha de cartolina.
2- O professor, ou mais alguém que conhece bem o cântico, deve canta-lo uma vez.
3- Leia as palavras enquanto o acompanhante toca a musica, fazendo sobressair às notas que fazem a melodia.
4- Explique a mensagem e o significado de qualquer palavra difícil.
5- Cante com as crianças, frase por frase, repetindo as partes difíceis diversas vezes.
6- Cante o corinho inteiro varias vezes.
7- Na aula seguinte volte a cantar o novo cântico. Bons hinos e cânticos devem ser repetidos freqüentemente. As crianças gostam de hinos que lhes sejam familiares e logo aprendem a letra de cor.

Escola Bíblica Dominical MATERNAL 02 A 03 ANOS

Escola Bíblica Dominical

MATERNAL – 2 a 3 anos
Informações gerais para classes de crianças com esta idade



A – CORPO:

1-Energia: Come muito, dorme muito e cresce muito. Isto gera muita energia, que deve ser despendida.

2-Atividade: Está se desenvolvendo com muita rapidez e necessita de se mexer. A maior parte da sua aprendizagem nesta idade será feita através de correr, saltar, atirar, olhar, etc...

3-Desenvolvimento físico: Está desenvolvendo os músculos maiores (dos braços, pernas, etc...) e ainda não estabeleceram os reflexos mais delicados: por isso os músculos mais finos não desenvolveram bastante. Eis a razão porque só poderá rabiscar e não sabe pintar dentro de um desenho, seguindo as linhas, obedecendo ao contorno. Anda cada vez com maior segurança.

4-Cansaço: Despende rapidamente sua energia e cansa, devido ao muito movimento. Faz tudo com todo o seu ser. Reage, também, mais depressa que um adulto.

5-Sistema nervoso: O sistema nervoso da criança desta idade reage a todas as impressões que recebem, com o resultado que aprende mais através das emoções do que pelos processos da mente.

B – MENTE:

1-Concentração curta mas intensa: Pode concentrar-se numa só idéia por vez, e focaliza uma imagem apenas. Não divide sua atenção. Não pode chorar e olhar uma vaca ao mesmo tempo. Sua atenção é governada por circunstâncias. Pode prestar atenção na mesma coisa só dois ou três minutos de cada vez.

2-Compreensão limitada: Entende mais do que muito adulto espera, mas esta na primeira fase do seu desenvolvimento mental. É somente o ensino bem simples e repetido que vai gostar e assimilar.

3-Vocabulário: Conhece uma 700 palavras e está sempre aprendendo palavras novas. Começa a falar com palavras soltas, mas logo vai formando frases simples. Mas não pode expressar tudo que aprendeu. Presta atenção a uma historia curta e, depois de ouvi-la varias vezes, lembra-se apenas de fatos. Se a historia é alterada, notará; porém não é capaz de repeti-la.

4-Memória curta: Necessita que os fatos sejam repetidos. Gosta de ouvir as historias muitas vezes, até conhece-las bem.

5-Descobridor: Esta descobrindo um mundo muito grande; seus horizontes vão se expandindo dia-a-dia. Conhece primeiro o mundo onde vive – mamãe, papai, os irmãozinhos, seu quarto, o lar. Vai descobrindo, também a si mesmo.

C – EMOÇÕES:

1-Reage ao clima emotivo: É sensível a emoção da mãe ou de outros com quem vive; aprende os medos dos outros.

2-Procura novas sensações: Aprende diariamente e procura experimentar coisas novas para ter sensações novas – táteis (Procura pegar tudo), gustativas (coloca tudo na boca), visuais, etc...

3-Não tem inibições: Não aprendeu ainda a dissimular. Quando está zangado mostra-o; e quando está interessado também.

4-Muito sensível: Por ter passado grande parte da sua vida no berço, sente-se tenso e inseguro ao estar junto de muita gente. Se uma criança chora, todas choram.

5-Assusta-se facilmente: As novas sensações que procura podem acabar assustando-a, ser separado da mãe e assustador. Será que ela volta? Sente-se seguro só com aquilo que lhe é familiar. Tem medo da escuridão, ruído forte, estar sozinho, pessoas estranhas, alturas.

6-Confiante: Deposita toda sua confiança nos que lhe são familiares. Acredita em tudo que lhe é dito, mas aos poucos descobre quando é enganado e vai perdendo esta confiança.

D – Vontade:

Descobre que pode tomar decisões próprias que é um individuo. Está idade é caracterizada pelo “não”, tanto da parte do adulto que lida com a criança, como da parte da criança. Nossa atitude deve ser vigiada para não provocar revoltas desnecessárias. Devemos criar oportunidades para ela tomar decisões e fazer escolhas, para que vá desenvolvendo a vontade e o valor próprio. É importante a disciplina correta, sabendo quando a criança deve se submeter e porque. Disciplina acertada nesta idade poupa inúmeros problemas posteriores. É nesta idade que o castigo corporal dá mais efeito (aplicado com a mão simplesmente). Um castigo leve nesta idade tem maior efeito do que um castigo bem mais severo mas idades posteriores. Não é recomendável ao professor aplicar castigo físico. Se mantivermos as crianças positivamente interessadas não teremos necessidade de disciplina negativa.

E – Relações Sociais:

1-Egoísta: Ainda não sabe brincar bem com outras crianças, prefere brincar sozinho. Gosta, porém, de ter alguém por perto, mesmo que não pareça prestar atenção nela. (é só se afastar e virar prontamente a sua procura).

2-Simpática: Procura carinho dos outros, necessita mesmo deste carinho, o que nos valeremos para ensinar-lhe a cooperar e compartilhar com os outros.

F – Espírito - Idade da inocência:

Todos nascem com uma natureza pecaminosa, mas, mesmo assim, acreditamos que as crianças desta idade estão na idade da inocência. Não tendo chegado a uma compreensão da diferença entre o bem e o mal, não se acham sob a condenação. O Sangue de Cristo responde pela sua natureza pecaminosa. Bem depressa elas vão deixar a idade da inocência. A criança já nasceu com o impulso da procura de Deus. Fica muito interessada em tudo quanto falamos dEle se esta dentro da sua compreensão. A característica mais saliente desta idade é a imitação. A criança imita os adultos. Por isso, a base para suas atitudes espirituais será colocada durante esta idade através do exemplo dos com quem convive.

ORAÇÃO: Ainda que não compreenda bem, reagirá positivamente ao ensino da oração – orações curtas e simples, antes das refeições, sentada no colo da mamãe, antes de dormir, etc... (“Obrigado, Senhor Jesus, por que Tu me amas”, “muito obrigado pela comidinha”, etc...)

BIBLÍA: Na hora da criança tomar banho, ou em outro momento de paz e alegria para ela, a mãe ou o professor poderá repetir versículos bíblicos como “O Filho de Deus me amou” (Gl. 2:20), “... Todos pecaram” (Rm. 3:23), “O Senhor é meu Pastor” (Sl. 23:1), ou outros similares. Não se deve fazer qualquer esforço para a criança repetir o versículo, mas o responsável o repetirá diariamente. Numa hora quando menos se espera, a criança repetirá o versículo e a referência. Em nossa classe para criança nessa idade, devemos usar versículos curtos e básicos, repetindo-os durante um longo tempo. Estes ficarão na memória da criança para a vida toda.

DECISÃO PARA SALVACAO: Devemos apresentar o plano da salvação através de historias e versículos, fazendo-o bem simples e claro e repetindo-o vez após vez. Não devemos forçar uma decisão ou ter pressa quanto à sua decisão, mas deixemos a porta aberta. Descobriremos com espanto quantas crianças pequenas demonstrarão um verdadeiro de possuir a salvação. Deus mostrará qual a hora certa para cada individuo.


Resumo – A criança nesta idade é:

Fisicamente – ativa
Mentalmente – descobridora.
Emocionalmente – sensível.
Volitivamente – moldável.
Socialmente – tímida.
Espiritualmente – imitadora.


Observações gerais:

1-Sala adequada: Deve ser arejada e iluminada, de temperatura agradável, e com espaço para atividade. Será necessários sanitários, água filtrada, e o chão poderá ser forrado com tapete, carpete ou acolchoado de espuma.

2-Mobília: Tudo deve devem ser de acordo com o tamanho da criança, com quadros à altura de seus olhos, mesas e cadeiras apropriadas.

3-Clima emocional positivo: Visto que nesta idade a criança aprende muito através das emoções, devemos criar um ambiente de paz, ordem, beleza, sossego e atividade interessante.

4-Professores: A escolha de professores vocacionados para a classe maternal é de grande importância. A tonalidade de sua voz, seu carinho, vivacidade, etc... contribuirão para a criação do clima emocional. O professor deve fazer questão de chegar com antecedência para estar disponível na hora da chegada das crianças, recebendo e cumprimentando cada uma, chamando-a por nome.

5-Abundante material ilustrativo: O professor deve acumular e organizar seu material, que poderá ser usado ano após ano.

6-Ensino adequado: A criança desta idade deve assimilar os seguintes conceitos:

Deus fez tudo.
Deus nos ama muito, individualmente.
Ele nos dá tudo que temos.
É muito agradável conhecer a Deus.
Ele esta perto e podemos falar com ele.
A bíblia é um livro que deus nos deu: é um livro muito especial.
Por meio de Cristo podemos fazer parte da família de Deus.
Quando fazemos um erro, devemos logo falar com Deus, a respeito.
Ele tem um meio para resolver este problema.


7-Cânticos apropriados: Corinhos alegres e com gestos, que estejam de acordo com a lição.

8-HISTORIAS APROPRIADA: A criação do mundo, o nascimento de Moisés, o nascimento de Jesus, multiplicação dos pães, Zaqueu, morte e ressurreição de Jesus, enfatizando verdades positivas e não as negativas. A morte e ressurreição de Cristo devem formar uma só historia, mostrando logo que Ele triunfou sobre a morte.

9-Métodos de ensino: Cartazes, flanelografos, quadros, dramatizações, fantoches, brinquedos, animais vivos e de brinquedos, massinha, livros com muitas figuras e poucas palavras, desenhos muito simples, blocos de montar, quebra-cabeça simples.

Publicado por Kellen Ribeiro